Sobre o Baile Charme RJ


Os Bailes Charme são eventos que exaltam a black music, onde seus freqüentadores vestem-se elegantemente e dançam passes sincronizados em linha.
O baile charme no rio de janeiro surgiu no inicio dos anos 80, onde o R&B (vertente da black music originada do Soul) era o ritmo que imperava nas festas.
A razão dos eventos se chamarem baile charme,  e não baile black ou baile R&B é que em uma festa no clube Mackenzie, Corello DJ (referência do R&B no Brasil) chamava as músicas de seu repertório de “charminho” , e com o tempo os frequentadores começaram a associar o “charme” ao R&B, popularmente batizando as festas de “Baile Charme” e os frequentadores destas festas de “Charmeiros“.
Nesta trajetória desde os anos 80, os charmeiros passaram a classificar as músicas e chamá-las de acordo com a ocasião de respectivos lançamentos, atribuindo-lhes o nome de “flash back” às músicas produzidas até meados dos anos 80 e “midbacks” às produzidas entre o final dos anos 80 e em toda a década de 90.
O Baile Charme consiste então em um movimento popular cultural de mais de vinte anos, que propõe uma reinvenção da identidade cultural negra, expressa através das danças, da música, das roupas, da disseminação de valores de respeito a próximo e da cordialidade.


Anúncios

7 respostas para Sobre o Baile Charme RJ

  1. carlos reis disse:

    gotaria de receber informaçoes sobre lançamentos de musicas da BLACK-MUSIC. os mais tocados nos bailes mais CHARMOSOS como; viaduto, estudantina, lapa, etc… bem como; endereços dos melhores charmes no rj. equipamentos de som etc… obrigado.

  2. RENATA OLIVEIRA disse:

    OLÁ RAPAZIADA BLACK!!!
    VOU COMPLETAR 25 ANINHOS EM AGOSTO,E QUERO MUITO FAZER UMA FESTA COM O TEMA BAILE CHARME,MAS NAO ENCONTRO EM LUGAR ALGUM NADA QUE ME AJUDE A MONTAR A MINHA FESTA. CURTO MUITO ESSE SOM,MUSICAS DA ANTIGA,FUNKS ANTIGOS TBM. SE PUDER ME AJUDAR POR GENTILEZA ME ENVIANDO FOTOS,MATERIAIS,ETC… COM UMA CERTA URGENCIA AGRADEÇO DE CORAÇÃO.

    RENATA OLIVEIRA

  3. Viva nossa negritude, nosso charme, nossa cultura, NEGRO É LINDO!!!

  4. amanda disse:

    olha eu vou fazer uma festa (baile cherme)aqui em casa e nao sei como decorar vcs poderiam dar dicas pra isso tbm ..mas adorei o site
    bjs amanda

  5. agreenlove disse:

    Que tal colocar uns videos pra gente ver? Frequentei os bailes na Fundicao Progresso em 95/96 e amaaaaaava, era maravilhoso fazer os passinhos com a galera.
    Parabens pelo trabalho!

  6. valdemir soares de souza disse:

    galera que gosta mesmo nao deixe acabar esta mania que e gostosa de mais valdokc de resende rj da calcada blekc valeu 24 99450117

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s